sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NOSSO PLANO DE AÇÃO NOS ÚLTIMOS "06 ANOS"

A I Igreja Batista de Panorama iniciou o trabalho com evangelização dos Surdos em 2005, com Rosane de Carvalho, no mês de setembro do mesmo ano realizou 1º cultos com Surdos. Em 2011 a família Carvalho muda-se para Flórida Paulista e inicia um novo trabalho com surdos. Em Panorama fica Adverilda Costa que continua o trabalho, agora com cinco surdos. A língua de instrução neste ministério é a Libras e hoje entendemos que o surdo é um cidadão com uma cultura própria e ao falarmos transmitimos esta cultura. Os ouvintes, a maioria das pessoas que ouvem participam de encontros sociais em vários momentos , onde se desenvolvem linguisticamente, enquanto os surdos tem grupos pequenos e geralmente o mais velho ensina os mais novos e não tem com quem aprender. Não têm amigos surdos com formação superiores em conseqüência não acreditam em um futuro melhor.Assim inferindo na sociedade, incluindo os surdos no mercado de trabalho e na escolas e apoiando as famílias o Ministério Kerigma continua o trabalho iniciado com apenas um surdo.Entendemos que é nosso dever levar conhecimento: o conhecimento da Palavra de Deus e o conhecimento de Mundo para propiciar a legítima inclusão dos cidadão surdos.
O tema do I Congresso “Qual o Valor de uma Vida” nasceu da reflexão do pequeno grupo que por muito tempo, acompanhou orientou e cuidou de apenas um ou dois surdos e não desanimou por acreditar que estas vidas valem mais do que o mundo inteiro. Esta satisfação é vista pelos munícipes que hoje cumprimentam ou até são favorecidos pelo trabalho de um surdo, legalmente inserido no mercado de trabalho e liberto dos vícios .
I Congresso com Surdo com uma visão evangelística e educativa para com os Surdos da região pretende reunir um grande número de surdos e fazer de Panorama o centro de referência para encontros com Surdos, aproveitando do potencial turístico da cidade, a localização e compromisso que da I Igreja Batista por estes . Ao desenvolver o trabalho na igreja as interprete a cada dia se aperfeiçoavam, dentro e fora da igreja na busca de um trabalho de qualidade, hoje Especialistas em Libras promovem a difusão e a capacitação de professores capacitados para o trabalho educativo com surdos .O Ministério Kerigma trabalha com alfabetização, orientação sobre saúde, higiene, ética e cidadania dos surdos e de seus familiares.Acompanha se necessários questões educacionais, de saúde e em depoimentos policiais. É visível a necessidade da formação de mais pessoas para o trabalho com surdos de acordo com o censo 5% da população é surdas.Onde estão estes Surdos? A maioria das igrejas não os recebe! Quantos líderes de igrejas sabem Libras? Ainda há tempo, vamos , junte se a nos, juntos seremos forte para resgatarmos mais uma vida para as mãos do Senhor Jesus? Nosso interesse não é financeiro, entendemos que de nada adianta ganharmos o mundo inteiro e “ deixar” perder uma alma.

Um comentário:

  1. Ola bom dia na PAZ do Senhor ao Ministério com surdos KERIGMA, que Deus nosso Pai que mora acima das Estrelas estejam sempre abençoando esse ministério, recebi o convite para seguir esse blog que é uma benção, moro em Paranaíba-MS, onde também temos ministério com surdos MÃOS DE ADORADORES, somos da Igreja Assembléia de Deus Central, iniciamos nosso ministério em 2008, temos 6 surdos, tínhamos mais, mas Deus sabe...parabenizo vcs pelo congresso, e esperamos que no próximo encontro possam nos convidar pra estarmos juntos louvando a Deus na Língua de Sinais, fizemos nosso congresso aqui também em Abril, foi uma benção, e vcs ja estão convidados pra estarem conosco no próximo congresso que será em Abril próximo ano iremos organizar a data certinho e entraremos em contato, meu nome é Radaí líder do ministério pode enviar e-mail pra mantermos contato, radaipba@hotmail.com abraço ,,,Ah!!! o que significa KERIGMA ?

    ResponderExcluir